Os 7 benefícios de utilizar o PWA

Em 2018, o número total de downloads de aplicativos para dispositivos móveis foi de 113 bilhões. Não é surpresa, portanto, que mais empresas agora estão buscando ter seu próprio aplicativo nativo. O problema com o desenvolvimento de aplicativos tradicionais é que ele pode ser caro e consumir uma quantidade significativa de dados, bem como espaço de armazenamento no dispositivo dos usuários. Esta é uma das razões pelas quais os Progressive Web Apps (PWAs) estão ganhando destaque e popularidade.

PWAs são basicamente aplicativos da web que têm a aparência de serem nativos. Eles são chamados de “progressivos” porque qualquer um pode usá-los independentemente da escolha do navegador. Mas quais as vantagens de optar pelo PWA, em vez de desenvolver um app tradicional? Vamos dar uma olhada em 7 benefícios dos Progressive Web Apps abaixo!

 

 

1. Custo reduzido de desenvolvimento.

Uma empresa que precisa de um aplicativo nativo exigirá que ele seja desenvolvido para dispositivos Android e iOS, que dominam o mercado de sistemas operacionais para smartphones. Isso pode ser muito caro, especialmente para startups ou empresas que estão ansiosas para ver um ROI significativo com seu aplicativo nativo.

O PWA não requer versões diferentes para vários dispositivos; um único aplicativo progressivo atende aos requisitos de todos os endpoints nos quais ele opera. Isso reduz significativamente o esforço dos desenvolvedores e, como resultado, o custo para criar o aplicativo.

 

 

2. Aparência e sensação semelhantes aos apps nativos.

Atualmente, os usuários de dispositivos móveis preferem aplicativos a navegadores. De fato, os aplicativos são mais fáceis de usar, podem operar offline e ter uma interface mais atraente. Os PWAs fornecem uma experiência de usuário avançada combinando a aparência dos aplicativos nativos com o melhor desempenho de um website.

Eles têm o design e as configurações que são muito semelhantes às do software móvel nativo, fornecendo a mesma experiência ao usuário. Ao mesmo tempo, eles têm a mesma velocidade, capacidade de resposta e abrangência de sites com acesso a banco de dados automáticos.

 

 

3. Instalação rápida e melhor performance.

Ao contrário dos aplicativos móveis tradicionais, os PWAs não exigem um processo de instalação longo e complexo, o que melhora significativamente a experiência do usuário. Os usuários podem simplesmente acessar o app por meio de uma URL no seu navegador, sem precisar acessar a App Store ou o Google Play.

Os PWAs armazenam em cache e veiculam texto, imagens e outros conteúdos de maneira específica e eficiente, o que permite que eles operem como websites e melhorarem significativamente a velocidade de execução. Além da operação rápida, o desempenho impecável é outro atributo que tem impacto na experiência do usuário e nas taxas de conversão.

 

 

4. Operação offline.

A capacidade de operar offline ou em redes comprometidas torna os PWAs muito mais convenientes do que os sites, que exigem uma conexão de internet adequada.

Na medida que o usuário utiliza o PWA, o sistema armazena automaticamente os recursos e informações importantes da navegação, o que permite que os usuários o acessem sem uma conexão com a internet.

Ele é baseado no salvamento de informações que os usuários acessaram anteriormente. Se eles tentarem abrir páginas que não visitaram antes, o PWA poderá mostrar uma página offline personalizada. Esse recurso é crucial para os varejistas, pois, permite impedir que os usuários abandonem seus carrinhos e aprimora a retenção de clientes.

 

 

5. Não há dependência dos sistemas operacionais.

Normalmente, os serviços de distribuição de aplicativos, como a App Store, o Google Play ou o Microsoft Store, estabelecem altos requisitos para os aplicativos incluídos em seus bancos de dados. O atendimento desses requisitos pode se tornar um processo bastante demorado.

Além disso, em alguns casos, os serviços removem aplicativos sem aviso prévio caso uma empresa não atenda a algum dos requisitos. Os PWAs permitem que os produtores evitem procedimentos complexos de compliance, pois, não precisam ser armazenados em serviços similares.

 

 

6. Funcionalidade de notificação push

Como os aplicativos móveis nativos, os PWAs têm acesso a funcionalidades específicas do dispositivo, como notificações push. Essa capacidade pode ser executada de várias maneiras e permite que as empresas façam o melhor uso da publicidade de conteúdo.

As notificações por push aumentam significativamente as oportunidades de promover produtos ou serviços. Além disso, essas notificações são exibidas nas telas de dispositivos móveis, aumentando as chances de atrair a atenção dos usuários, especialmente quando comparados a newsletter enviadas por e-mail, postagens em blog ou nas redes sociais.

Desta forma, uma empresa pode acessar melhor seu público-alvo com maiores chances de que ele responda. Outro resultado valioso é que essas notificações aumentam consideravelmente o reconhecimento da marca, pois permitem que uma empresa chame a atenção para si mesma.

 

 

7. O PWA é ótimo para SEO

Não são apenas as baixas necessidades de armazenamento e custo que são os principais benefícios da adoção de um PWA: ele também pode aumentar a acessibilidade e a capacidade de pesquisa do seu aplicativo.

O PWA tem a mesma velocidade, capacidade de resposta e capacidades abrangentes de sites com acesso a banco de dados automáticos. Como resultado, os mecanismos de pesquisa os indexam, e é por isso que os mecanismos de buscas, como o Google, podem encontrar páginas do PWA.

Quando comparado ao software móvel que mantém seus dados internos apenas para uso próprio, as páginas desses aplicativos podem ser encontradas na internet, o que pode ter um impacto favorável no número de visualizações de página.

Mais e mais empresas estão agora explorando a ideia de usar PWAs. Especialmente para empresas iniciantes e que ainda não têm um aplicativo nativo, este é o momento certo para melhorar a maneira como os clientes interagem com sua empresa.

 

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